sábado, 31 de julho de 2010

Sátiros

Os sátiros são seres do Panteão Greco-Romano que tem características híbridas de humanos com bodes (ovelhas ou asnos). Esses seres eram anteriormente na história Deuses menores protetores dos camponeses, pastores e de seus rebanhos mas, com o passar do tempo, tornaram-se seres divinos (mas não imortais).
Os Sátiros geralmente eram representados correndo pelos campos, com a parte superior humana, só que com nariz achatado orelhas animais e boca larga e sua parte inferior totalmente animal, geralmente com o órgão genital bem maior que o normal e muitas das vezes ereto (daí a palavra sátiro, em grego, Σάτυροι, Sátyroi, talvez relacionado ao grego sathê, "pênis").
Eles por viverem nos campos tinham frequentes relações com as ninfas, principalmente as Mênades, que se juntavam a eles no cortejo festivo de Dioníso. Além disso eles copulavam com mulheres e rapazes humanos, cabras e ovelhas.
A figura dos Sátiros é por vezes hoje em dia confundida com o Deus Pã, a Divindade dos campos e rebanhos.
O diferencial é que os Sátiros são mortais, são muitos e vivem entre os mortais procriando com eles, enquanto Pã é um único Deus.
A confusão é gerada talvez por Pã apresentar uma parte humana e outra animal (com orelhas, chifres e pernas de bode), Pã era o Deus guardião dos bosques e vivia a caminhar por eles junto das ninfas e sempre trazendo consigo sua flauta, por ser um grande amante da música. Os camponeses que tinham de atravessar as florestas à noite, o temiam por que ao passar pela escuridão e as trevas da floresta sentiam-se acuados e apavorados, daí veio a palavra pânico ( Pã ).

1 comentários:

Anônimo disse...

Que interessante... É sempre bom aprender. Amo a mitologia grega. Beijão!

Postar um comentário